segunda-feira, 4 de abril de 2011

A IGREJA CATÓLICA NA IDADE MÉDIA

A IGREJA CATÓLICA NA IDADE MÉDIA

A SOCIEDADE FEUDAL

A SOCIEDADE FEUDAL

IMPÉRIO MUÇULMANO

O IMPÉRIO ISLÂMICO



1. AS ORIGENS DA CIVILIZAÇÃO ÁRABE
Queridos alunos da sexta série. Já estudamos o que estava acontecendo na Europa ocidental, após a queda do Império Romano do Ocidente: o surgimento da sociedade feudal, o poder da Igreja Católica, a relação entre senhores feudais e servos,... Agora vamos conhecer o que estava acontecendo, na mesma época, em outro lugar!
Localizada entre o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico, a Península Arábica (ver no mapa acima o número 1) foi o berço da civilização árabe. Os árabes dominaram essa região! A Península Arábica era uma região desértica, onde atividades agropecuárias eram extremamente difíceis de serem desenvolvidas, razão pela qual seus habitantes tornaram-se naturalmente nômades, vagando pelo deserto em caravanas que se transformaram em bem sucedidos empreendimentos comerciais. As rotas dessas caravanas foram extremamente importantes para a expansão da cultura árabe na medida em que favoreceram a difusão do islamismo.
Até o século VI, os árabes se organizavam de forma descentralizada. Divididos em cerca de trezentas tribos, os árabes nunca consolidaram um governo único. Muitas dessas tribos guerreavam entre si, de acordo com as disputas de interesses entre cada uma delas. Essa falta de unidade também se manifestava no campo religioso: eles idolatravam diferentes deuses, geralmente antropozoomórficos.

A cidade de Meca era o grande centro de adoração religiosa da época, onde se localizava um templo chamado Kaaba: uma construção que é reverenciada pelos muçulmanos e é considerado pelos devotos do islã como o lugar mais sagrado do mundo. A Kaaba é uma construção cúbica de 15,24 metros de altura, e é cercada por muros de 10,67 metros e 12,19 metros de altura. Ela está permanentemente coberta por uma manta escura com bordados dourados que é regularmente substituída. Em seu interior, encontra-se a "Pedra Negra", uma pedra escura, de cerca de cinquenta centímetros de diâmetro, que é uma das relíquias mais sagradas do islã. Ela é, provavelmente, o resto de um meteorito.



2. MAOMÉ E SUA IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA
Naquela época, na Kaaba se concentrava grande parte dos centros de adoração aos deuses árabes. Dessa maneira, Meca tornou-se um grande centro comercial devido os diversos sacrifícios e a grande quantidade de fiéis que atravessavam aquela cidade. Foi nessa época, em 570 que nasceu Maomé, um garoto pertencente a uma família de comerciantes da tribo coraixita.
Ao chegar à idade adulta, Maomé ingressou na organização das caravanas comerciais que seguiam viagem por diferentes pontos do Oriente Médio. Entrando, em contato com diferentes culturas, Maomé acabou conhecendo valores da cultura oriental e judaica. Em certa noite, ele teve a visão do anjo Gabriel que lhe contou sobre a existência de Alá, o único deus verdadeiro. Após receber a mensagem divina, Maomé passou a disseminar uma nova crença monoteísta: o Islamismo.
Entre outros pontos, a nova religião condenava a idolatria politeísta aos deuses da Kaaba. Esse ponto da doutrina maometana desagradou os comerciantes de Meca, que dependiam dos lucros obtidos pelas atividades religiosas da cidade. Insatisfeitos com a pregação de Maomé, os comerciantes da cidade expulsaram o profeta e seus seguidores, que se instalaram na cidade de Iatreb, atual Medina. A fuga de Maomé para Medina, conhecida como Hégira, marcou o início do calendário islâmico. Depois de ampliar seu número de seguidores, Maomé organizou um grupo que invadiu e tomou controle da cidade de Meca.
Depois de sua morte, em 632, o mundo árabe passou por um processo de expansão territorial justificado pela Jihad ou Guerra Santa. Segundo o princípio da Jihad, os fiéis seguidores do islamismo deveriam lutar contra os infiéis e disseminar os valores de sua fé pelo mundo. Tendo o Alcorão (ou Corão) como principal livro sagrado, os muçulmanos eram orientados a fazer cinco orações por dia com o rosto voltado para Meca, dar esmolas, jejuar durante o mês sagrado do Ramadã e visitar Meca, ao menos uma vez na vida.
O controle do Império Islâmico foi passado aos califas, que deveriam descender diretamente da linhagem de Maomé. No século VIII, com a ascensão da dinastia Abássida a unidade política do mundo muçulmano foi quebrada com a formação de outros califados nas cidades de Córdoba, Bagdá e Cairo.
A consolidação do Império Árabe, além de marcar a história de seu povo, também trouxe mudanças significativas dentro do cenário europeu. Entre outros fatos, podemos destacar: a incursão da cultura árabe na Península Ibérica e no Norte da África; o domínio sob o comércio no mar Mediterrâneo, que contribuiu para o enfraquecimento das atividades comerciais europeias durante a Idade Média.
Atualmente, o Islamismo está espalhado em diversos países do Mundo, principalmente no Oriente Médio e Ásia. A sociedade é patriarcal e, de maneira geral, existe pouca participação das mulheres na sociedade e na política.

3. CARACTERÍSTICAS DA RELIGIÃO ISLÂMICA
O primeiro valor divulgado por Maomé foi a crença em Alá, o único e verdadeiro Deus, e a condenação expressa do culto às imagens. Além disso, estabelecia a existência do céu e do inferno, que serviam de morada para todos os indivíduos. Aquele que fosse exemplar na aceitação dos preceitos islâmicos seria fartamente recompensado com um confortável além-vida. Como podes deduzir, anchietano, a crença muçulmana possui vários pontos em comum com as religiões judaica e cristã.
Paras os islâmicos (do árabe Islām, que significa "submissão a Deus"), também chamados de muçulmanos (do árabe muslim, designando "aquele que se submete") existem dois livros sagrados: o Alcorão, que registra os ensinamentos que Maomé divulgou ao longo da vida; e a Suna, livro que se ocupa da biografia e ações políticas desse mesmo profeta.
Na visão dos muçulmanos, Jesus Cristo e os vários profetas hebreus são valorizados como intermediadores de uma experiência religiosa que atinge o seu ápice com o surgimento do islamismo.
Além do reconhecimento de Alá como o único deus verdadeiro, os muçulmanos ainda devem obedecer a outros importantes pontos que sustentam o islamismo:
 orar cinco vezes ao dia com seu corpo em direção à Meca (ao alvorecer; depois do meio-dia; entre o meio-dia e o pôr do sol; logo após o pôr do sol e uma hora após o pôr do sol);
 peregrinar até a cidade Meca, pelo menos, uma vez na vida;
 não manter relações sexuais e ficar em jejum (entre o amanhecer e o anoitecer) ao longo do mês do Ramadã: o nono mês do calendário islâmico, durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual. Neste período, pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, frequência à mesquita, correção pessoal e autodomínio;
 praticar a caridade, cedendo uma parcela de sua renda anual.


4. A IMPORTÃNCIA CULTURAL DOS ÁRABES NA HISTÓRIA
As caravanas comerciais exerceram importante papel na formação da sociedade árabe. As dificuldades de sobrevivência nos oásis cercados por extensos desertos, apesar da agricultura e pecuária, levaram-nos às atividades do comércio de longo curso com as caravanas deslocando-se por toda a península e até fora dela. As caravanas difundiam ideias, notícias e formas de comportamento dos diversos lugares por onde passavam.
Por causa disso, os árabes incorporaram elementos de outras culturas e realizaram importantes avanços, entre outras, nas áreas da Astronomia, Matemática, Medicina, Geografia, Agronomia e Mecânica. Até mesmo Maomé afirmou que “a ciência é tão importante quanto as orações”.
Entre os séculos VII e XIX, os árabes fundam bibliotecas, traduzem textos antigos, fundam a chamada “Casa dos Sábios” (um primeiro centro científico), desenvolvem os primeiros tratados de cálculo, livro de álgebra, mapas, tratado de óptica, livro de Mecânica, tratado de Geografia,...
Entre os séculos X e XIII, fundam suas primeiras universidades e desenvolvem ações no desenvolvimento da Medicina, estabelecendo o conceito pioneiro do hospital-escola, local de tratamento e ensino. Também foi criada da Álgebra, que permitiu a realização de operações complexas com números decimais, e houve avanços em Geometria, Aritmética, Cálculo e Trigonometria, conhecimentos que possibilitaram desenvolvimento da Astronomia.
O astrolábio foi inventado, sendo um importantíssimo instrumento para orientar a navegação que foi usado até o século VIII; divulgaram os algarismos arábicos (que eram hindus, mas foram levados à Europa pelos árabes, o que fez com que os europeus o adotassem a partir da segunda metade da Idade Média, substituindo os algarismos romanos); introduziram a bússola (uma invenção chinesa) entre os europeus. Muitos estudos da Medicina, como a circulação sanguínea, foram descobertos pelos árabes. Avicena, entre várias descobertas, diagnosticou a varíola e o sarampo e descobriu a natureza contagiosa da tuberculose.

As conquistas na área da Química também foram várias, como a análise de substâncias, a criação do sabão, as técnicas de destilação e fermentação, a produção de cosméticos e a farmacopeia.

Graças ao comércio, os árabes inventaram os cheques, recibos, cartas de crédito, etc. Já na Literatura, nos legaram várias obras clássicas: Aladim e a Lâmpada Maravilhosa; Simbad, o Marujo; As Mil e Uma Noites; Ali Babá e os Quarenta Ladrões;...

Já nas Artes Plásticas, a pintura e a escultura não contaram com grande desenvolvimento pela proibição de se representar formas vivas; a arquitetura sofreu influência bizantina e persa, utilizando em profusão cúpulas, minaretes e arcos ogivais.




5. O ISLAMISMO HOJE

No Mundo:
• é a religião que mais cresce no mundo;
• frequentemente, é associado (erroneamente) ao terrorismo;
• predomina no Norte da África e no Oriente Médio;
• tem muitos seguidores na Índia, nos países da ex-Iugoslávia, na Europa (França, Grã Bretanha, Espanha, Alemanha, etc.).

No Brasil:
 tem muitos seguidores nos Grandes Centros (Rio, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, etc.);
 apresenta cerca de um milhão e meio de seguidores, sendo a segunda religião mais praticada.

Gurizada, querem saber algumas palavras que usamos e são de origem árabe? Dêem uma olhada: www. wikipedia.org/.../Anexo:Lista_de_palavras_portuguesas_de_origem_árabe

Fontes:
www.tg3.com.br/arabe/historia_arabes.htm
www. wikipedia.org/wiki/Ramada
www.algosobre.com.br/historia/mundo-arabe-o.html
www.mundoeducacao.com.br/historiageral/arabes.htm
tytan-gladio.blogspot.com
enlaceedadmedia.blogspot.com
pessoas.hsw.uol.com.br
ensinoreligiosonreapucarana.pbworks.com
tugamacau.blogspot.com
tertuliadogarcia.blogspot.com
divulgamat.ehu.es

Adaptação:
Paulo Jardim