domingo, 17 de março de 2013

Como estudar História


DICAS PARA COMPREENDER MELHOR
A DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Ø    Prestar muita atenção em aula, também fazendo anotações daquilo que o Professor explicou em aula.
Ø    Realizar os temas, sublinhando os aspectos não entendidos e utilizando dicionário quando encontrar palavras desconhecidas.
Ø    Não decorar a matéria, mas procurar entender como os fatos estão relacionados.
Ø    Dedicar-se às disciplinas de Português, Artes e Geografia, pois estas também auxiliam a compreensão do processo histórico.
Ø    Procurar entender melhor a matéria também através de livros, revistas e filmes sobre os assuntos tratados em aula.
Ø    Em aula, perguntar, perguntar e... perguntar!

Texto - Egito Antigo

                                                         EGITO ANTIGO


1.     Período Pré-Dinástico
Várias tribos (nomos) se uniram, formando o reino do Baixo Egito. Os nomos do sul também se uniram, formando o reino do Alto Egito. Por volta de 3200 mil A.C., Menés unificou os dois reinos.

2.    Antigo Império (2600-2040 A.C.)
O faraó concentra todos os poderes, sendo considerado um deus vivo (governo teocrático) em Mênfis, capital. Principais faraós do período: Menés, Quéfren e Miquerinos, com a construção de grandes pirâmides. Vários administradores de nomos (agora províncias) revoltam-se contra o faraó, desorganizando o reino e provocando descentralização do poder, distúrbios sociais e instabilidades política.

3.    Médio Império (2040-1550 A.C.)
Representantes da nobreza de Tebas conseguem acabar com as revoltas, voltando à centralização do poder. Período de prosperidade econômica e de expansão territorial em direção ao sul. Surgem novas crises políticas e, por volta de 1750 A.C., os hicsos invadem o Egito, dominando-os por 170 anos, pois tinham o cavalo em carros de combate e armas de bronze.

4.    Novo Império (1550-1070 A.C.)
A nobreza tebana consegue reorganizar-se e expulsar os invasores. Os faraós conseguem dominar a Síria e a Palestina, estendendo o Império desde o rio Eufrates até a 4ª catarata do Nilo. A partir de Ramsés III, o Novo Império entra em decadência, devido a crises internas e invasões de gregos, fenícios, núbios, líbios, persas, macedônios e, por fim, romanos, em 30 D.C.

Aspectos gerais
a.      Vida social – grupos dominantes (nobres: administradores dos nomos ou comandantes do exército, com cargos hereditários; sacerdotes, com cargos hereditários; escribas: funcionários da administração, encarregados de cobrar impostos, fiscalizar a vida econômica, organizar as leis, ...) e grupos dominados (artesãos; camponeses: também chamados de felás, era o grupo mais explorado, com impostos e serviços obrigatórios ao Estado; escravos: eram os poucos prisioneiros de guerra)
b.      Vida econômica – aproveitavam as inundações do Nilo para plantar cevada, trigo, legumes, algodão, frutas, papiro, ... Exportavam trigo, linho e cerâmica; importavam marfim, madeira, perfumes, peles de animais, prata, ouro e cobre. O Estado era dono de todas as terras e administrava tudo o que haviam na economia (minas, comércio exterior, diques, templos, palácios, pedreiras, canais, arrecadação de impostos, obras públicas, ...).
c.      Vida cultural – politeísmo (Rá, Osíris, Ísis, Hórus, ...); deuses antrozoomórficos (metade homem, metade animal); crença na ressurreição do corpo e da alma, daí a prática da mumificação; arquitetura: pirâmides, mastabas, hipogeus; pintura e escultura: figuras representadas em posição rígida, geralmente com a cabeça e as pernas de perfil, e os ombros e o tronco de frente. Todas eram influenciadas por motivações religiosas ou cenas do cotidiano, servindo para decorar túmulos, palácios e templos.
d.      Ciência – química: uso do arsênio, cobre, petróleo, alabastro, sal, sílex moído, ...; astronomia: mapas do céu, com agrupamento de estrelas em constelações, estudo do movimento dos astros, ...; medicina: especialização em olhos, cabeça, dentes e ventre; amputações; cura de ossos quebrados; ...
Pré-História - PowerPoint
Egito Antigo - PowerPoint